Elisabelferriche's Blog

março 7, 2010

MULHERES MORREM PRECOCEMENTE DE CÂNCER DE COLO DO ÚTERO

Filed under: Cidade — elisabelferriche @ 6:55 pm
Tags:

Um alerta que vem da Associação de Ginecologia e Obstetrícia do Distrito Federal (SGOB) preocupa: o número de novos casos de câncer de mama esperado no Brasil para 2010 será de 49.240, com um risco estimado de 49 casos a cada 100 mil mulheres e o número de novos casos de câncer do colo do útero será de 18.430, com um risco estimado de 18 casos a cada 100 mil mulheres.
Mais preocupante ainda é saber que não existe no Brasil um Programa Nacional de combate ao câncer ginecológico, em especial ao câncer de colo do útero que tem maior potencial de prevenção e cura quando diagnosticado precocemente.
A presidente da SGOB, Walquíria Primo alerta para a necessidade da Secretaria de Saúde implantar um programa de rastreamento contínuo com quantidade adequada de ginecologistas e citologistas, para que se possa atingir cifras mais elevadas de cobertura. Além de barato, os exames propiciam condições para diagnóstico precoce e tratamento adequado.
No Distrito Federal, apenas 25,3% da população-alvo realizam exames enquanto nos EUA, anualmente, 90% das mulheres acima de 16 anos são rastreadas para câncer do trato genital. Mulheres estão morrendo precocemente por uma doença totalmente curável quando diagnosticado a tempo.

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: