Elisabelferriche's Blog

fevereiro 6, 2011

Cuidado! Quatro carros são clonados por dia no Distrito Federal

Filed under: Cidade — elisabelferriche @ 7:33 pm
Tags: , ,
Quatro carros são clonados por dia no Distrito Federal

 Levantamento da Delegacia de Repressão a Furtos de Veículos (DRFV), publicado domingo com exclusividade pelo Correio Brazileinse, revelou que no ano passado foram registradas 980 ocorrências por modificação de sinal identificador, duas vezes mais que o número de casos de 2009. Só no primeiro mês de 2011, pelo menos 113 carros acabaram clonados no Distrito Federal.
O delegado Moisés Martins, titular da DRFV, avaliou que a tendência é de que a modalidade criminosa continue em ascensão. Ele atribuiu a escalada ao maior interesse da comunidade em informar os casos à Polícia Civil do Distrito Federal, além da maior quantidade de carros apreendidos durante as operações. “Há cerca de quatros anos, a pessoa que tinha o veículo clonado procurava o órgão de trânsito para simplesmente resolver a questão da notificação. Hoje, tanto o Detran (Departamento de Trânsito) como a Polícia Civil orientam que a primeira providência a ser tomada é registrar a ocorrência. No ano passado, fizemos seis grandes operações e todos os veículos das quadrilhas eram adulterados”, destacou.
Na opinião do delegado, as investigações dos crimes de modificação de sinal identificador teriam mais subsídios se as fotos dos pardais identificassem o rosto do condutor com maior qualidade. Ele acredita que essas imagens são essenciais à polícia, pois 70% das infrações que dão origem às suspeitas de clonagem são oriundas dos registros fotográficos. “As fotografias que são encaminhadas para a delegacia não nos dão alicerce para a investigação. Isso deveria ser uma cláusula de contrato. Dizem que isso ocorre porque essas fotos iriam de encontro ao direito individual das pessoas. Eu não vejo desse jeito. O interesse da coletividade está acima do direito individual”, avaliou Martins.

Antonio Temóteo Especial para o Correio

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: