Elisabelferriche's Blog

junho 1, 2011

Relacionamentos amorosos reduzem risco do vício em drogas, diz estudo

Filed under: Medicina,Opinião — elisabelferriche @ 11:38 am
Tags: , ,
Amar evita vício em drogas

 A edição deste mês da revista especializada Journal of Neuroscience, divulgou o resultado de uma pesquisa feita com animais cuja descoberta em nada me surpreende: ter um relacionamento amoroso feliz e estável pode ser o suficiente para diminuir o risco de se viciar em drogas.

Eu acrescentaria mais: relacionamentos amorosos e felizes deixam a pele bonita, eleva a auto estima, melhoram o humor e ajudam a combater o stress. Quem não tem que o procure. Não é nada fácil achar alguém que combine com você, compartilhe o mesmo objetivo e ainda sente o mesmo que você sente. A relação a dois é difícil, por isso é recomendável também mantê-la ao invés de ficar investindo em ilusões que só trazem frustrações.

O estudo mostra que as drogas viciam porque agem em uma área do cérebro conhecida como “sistema de recompensas”, que também controla nossa vontade de comer e fazer sexo. Basicamente, esse sistema serve para garantir que nós façamos aquilo que é essencial para nossa sobrevivência. É por isso que sexo e comida dão prazer. As drogas alteram o funcionamento dessa região do cérebro e fazem o organismo sentir que precisa de algo que faz mal.

Os relacionamentos estáveis formados na vida adulta também agem nessa região e podem proteger o cérebro de vícios, acreditam cientistas da Universidade Federal da Flórida, nos Estados Unidos.

No estudo, os pesquisadores estudaram o efeito das anfetaminas no cérebro de exemplares de arganaz-do-campo, um pequeno roedor típico da América do Norte que é monogâmico e forma casais para a vida toda.

Segundo o estudo, os machos da espécie que tinham uma companheira mostraram menos interesse na droga do que os “solteiros”. Seus cérebros liberaram as mesmas quantidades de endorfina, o hormônio do prazer, mas aqueles que não estavam em um “relacionamento” ficaram mais suscetíveis aos seus efeitos. Então para àqueles que ão possuem um relacionamento estável e feliz, trate-os de arrumá-la e quem tem, cuide para não perdê-lo.

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: