Elisabelferriche's Blog

julho 26, 2011

Atirador da Noruega pode ser louco

Filed under: Opinião — elisabelferriche @ 7:40 pm
Tags: , ,

Anders no Facebook 

A morte de 76 pessoas na Noruega, semana passada, deixou o mundo estarrecido. Ninguém sabe ao certo os motivos pelos quais o assassino, Anders Behring Breivik, teria tomado atitude tão maléfica. Tudo indica que ele é louco, na concepção do advogado Lipperstad, que defende o atirador, embora acredite que ainda é cedo para dizer isso. Anders, segundo seu advogado, acredita ser “o único que entende a verdade”, parece “preferir a ditadura” e se opõe “à democracia e ao multiculturalismo”.

Muitos manifestam sua loucura dizendo coisas como “o país está em estado de guerra”, segundo palavras do próprio atirador. Ele odeia todas as ideias ocidentais e os valores da democracia e acredita que esse é o começo de uma guerra que irá durar 60 anos. Segundo o advogado que o defende, Anders se reconhece como um guerreiro.

As palavras, as reações e os indícios levam a crer que Anders é demente. No dicionário da psiquiatria, demência é uma palavra que caracteriza um grupo de sintomas causados por uma doença que afeta o cérebro. “Pessoas com demência podem apresentar alterações de comportamento ou inadequação”, informa a cartilha.

Se Anders é portador de doença mental ou não, só especialistas e estudiosos em psiquiatria poderão confirmar. Seja qual for o diagnóstico, é lamentável a morte de tantos jovens, de tantos futuros, de tantos sonhos. Famílias desfeitas e sofridas com a morte de seus filhos, irmãos, pais ou mães. A dor não é maior porque é sua. A dor é de todos que presenciaram, mesmo que pela TV, tamanho massacre. Ainda bem que, ao contrário de outros atiradores, Anders permanece vivo, só assim os psiquiatras poderão dizer o nome da doença dele, embora a gente já saiba que pessoas como Anders precisam muito mais do que psicotrópicos, precisam de amor para viver.

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: