Elisabelferriche's Blog

agosto 26, 2011

Criança de 5 anos que morde professora deve ser intimada a depor?

Filed under: Sem categoria — elisabelferriche @ 11:36 am
Tags: , ,
Agressividade infantil

 

A mãe de uma criança está indignada porque o filho de apenas 5 anos foi intimado a depor em uma delegacia em Iaras, a 285 km de São Paulo. Ele mordeu a professora que tentou apartar uma briga entre ele e um coleguinha na escola. Além da mordida a professora, que trabalha há quase 20 anos no magistério, recebeu chutes e socos ficando com hematomas nos braços. A educadora registrou boletim de ocorrência em fevereiro, mas só agora a família do menino recebeu a notificação para que o filho compareça à delegacia para prestar depoimento sobre as agressões.

Ontem, em Brasília, assisti uma palestra com o psiquiatra Fábio Barbirato, especialista em crianças e adolescentes. O que diria ele diante da notícia? Pelo que entendi da palestra, provavelmente trata-se de uma criança sem limites porque tem pais permissivos. Essa criança provavelmente se tornará um adulto agressivo no trânsito, no trabalho, no lar. A ela não foi ensinado que existe hierarquia, educação, regras de convívio.

Essa mãe deveria ficar indignada não porque o filho foi intimado, mas porque desrespeitou a professora. Deveria sim, levar o filho na delegacia para ele ver que quando fazemos uma coisa errada, passamos constrangimento pelo ato. Certamente uma lição que ele jamais esqueceria na vida. Ao invés disso a mãe reagiu com indignação: “É um absurdo uma coisa dessa. Como uma criança de 5 anos vai na delegacia depor?”, questionou a mãe.

A polícia, por sua vez, disse que foi um equívoco “cometido pelo escrivão”. O delegado Omar Sena Vieira responsável pelo caso, ficou constrangido e disse que já enviou ao Ministério Público um documento corrigido “o erro”.

Onde está o erro? Na mãe que não dá limite ao filho que morde e chuta a professora ou na delegado de polícia que intima um agressor, não importa a idade? Essa criança de cinco anos, perdeu a chance de ter uma grande lição de vida e se tornar um adulto mais humano e respeitoso com o próximo.

4 Comentários »

  1. a mae não deu educação ao filho por isso ele ataca…qdo ele for grande e for preso no proprio preisio em iaras ela vai la falar mal do sistema…eita povinho…os valores estão mudando

    Comentário por eduardo — agosto 26, 2011 @ 4:12 pm | Responder

    • Eduardo,
      Quero lhe dizer uma coisa. Conheci um juiz da Bahia que proibia as mães de ver seus filhos na prisão. Quando questionei o motivo pelo qual ele fazia isso, ele me respondeu: “Se ela tivesse sido uma boa mãe, o filho não estaria preso. Agora quer fazer visita?”

      Comentário por elisabelferriche — setembro 1, 2011 @ 9:46 pm | Responder

  2. Para começar a cidade de Iaras não tem polícia, é então um Faroeste a Italiana. Precisa a delegacia de avaré, a fazer também tal burrada.
    Espero que o ministério público e suas corregedorias façam valer a suas polícias e seus agentes da lei, a “observar” algo que para eles é tão simples e vivem no cotidiano: “Constituição Federal”.
    Sem mais palavras sobre essa inépcia.

    Comentário por carlos vanilla — agosto 27, 2011 @ 6:14 am | Responder

    • Concordo de que haja total inépcia. É preciso o Poder Público criar políticas que possibilitem os cidadãos brasileiros serem melhor amparados! Todos merecemos!

      Comentário por elisabelferriche — setembro 1, 2011 @ 9:49 pm | Responder


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: