Elisabelferriche's Blog

janeiro 28, 2014

Pelo fim do trabalho escravo

Chacina de Unaí

 

A ONG Repórter Brasil programou para a manhã desta terça-feira (28/01), um ato em frente ao Supremo Tribunal Federal para lembrar os 10 anos da Chacina de Unai, como ficaram  conhecidos os assassinatos de quatro servidores do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) em 2004. Em setembro do ano passado, o ministro Marco Aurélio Mello, do STF, suspendeu o julgamento por júri popular do acusado de mandante dos crimes. Três envolvidos foram condenados a mais de 226 anos de prisão pelos assassinatos dos auditores fiscais Nelson José da Silva, Eratóstenes de Almeida Gonsalves e João Batista Soares Lage e do motorista Ailton Pereira de Oliveira. Os servidores foram mortos em 28 de janeiro de 2004 na zona rural de Unaí, no noroeste de Minas, durante fiscalização de trabalho escravo em fazendas da região.

Em entrevista ao programa Com a Palavra, da Rádio Câmara, que apresento junto com o jornalista Lincoln Macário, o diretor da ONG Repórter Brasil, Leonardo Sakamoto, disse a ONG, junto com outras organizações e a Pastoral da Terra, na semana em que se comemora a Semana Nacional de Combate ao Trabalho Escravo, estão promovendo uma campanha para denunciar ações para fragilizar o enfrentamento dessa prática criminosa no país. Um dos alertas que o movimento pretende fazer às autoridades brasileiras e à sociedade ao longo dessa semana é divulgar dados da PEC do trabalho escravo, em tramitação no Congresso há 15 anos, e pressionar os parlamentares para que a proposta seja votada logo e que os parlamentares reflitam como eles gostariam de ser lembrados em relação ao assunto.

Leonardo Sakamato reconhece que o Brasil evoluiu desde 1995 no enfrentamento a escravidão contemporânea. A repressão melhorou, a prevenção aumentou, mas a punição continua sendo branda e deve ser mais rigorosa.

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: