Elisabelferriche's Blog

setembro 10, 2014

Suicídio mata 30 pessoas por dia no Brasil

Falta de sono

Depressão mata

A Santa Casa de Misericórdia de São Paulo deverá reduzir em ao menos 50% os seus gastos até a próxima semana. Entre as atividades que deverão ser desativadas, segundo a Instituição, estão a Unidade de Dor Torácica, o Centro de Atenção Integrada à Saúde Mental e a ala infantil. A informação foi obtida pelo iG por uma médica que trabalha há anos na instituição. A menos de dois meses, a Santa Casa de São Paulo foi obrigada a fechar as portas da emergência devido à falta de recursos, repassados pelo SUS e pelo Governo de São Paulo.

A notícia muito me entristece em momento que a saúde do Brasil piora a cada dia e em pelo fato da Santa Casa de São Paulo ser um dos poucos locais do Brasil em que os doentes mentais ainda têm garantido o seu atendimento. Com a Lei Antimanicomial, implantada pelo atual Governo, os leitos psiquiátricos foram desativados, impossibilitando a internação dos que necessitam de tratamento.

Lembrando que nesta quarta-feira (10), começa em Brasília, o IV Simpósio Internacional de Prevenção ao Suicídio, que mata diariamente 30 brasileiros no Brasil. Segundo Carlos Correia, voluntário do CVV, Centro de Valorização da Vida, que entrevistei hoje no “Programa Com a Palavra”, da Rádio Câmara (96,9 FM), pelo menos 90% dos casos poderiam ser prevenidos com tratamento adequado.

Dados da Associação Brasileira de Psiquiatria (APB), a principal causa dos suicídios são as doenças mentais e entre elas, a depressão é a que mais causa óbitos no país. Mas como prevenir se não há tratamento adequado? Por enquanto, podemos contar com a doação do calor humano oferecido pelos voluntários do CVV, mas o doente mental necessita também   hospitais específicos que garantam o tratamento especializado que todos merecem ter.

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: